Sites e lojas virtuais que utilizam essa plataforma costumam oferecer uma navegação mais otimizada para os seus usuários. Trazem um atendimento ao cliente mais eficaz, possuem mais flexibilidade e escalabilidade, não precisam se preocupar em fazer mudanças quando acharem necessário e o melhor: gastam menos dinheiro.
São tantas as facilidades, que após conhecê-las, fica difícil para qualquer empresa não querer migrar o site para o WordPress. No post a seguir reunimos 7 principais delas. Conheça-as!
1. Liberdade: seu site (WordPress) não estará preso a um desenvolvedor
Construir um site e, principalmente, um e-commerce em uma plataforma alugada pode limitar muito a sua escalabilidade e capacidade de crescer. Esses espaços trazem poucas opções de customização e de funcionalidades, que podem travar a venda de tipos específicos de produtos ou serviços.
A principal vantagem do WordPress é ser uma plataforma Open Source. Na prática, essa característica traz muita independência. Já que, além de gratuita, ela possui um código aberto, que permite que as empresas não fiquem com seus sites presos a uma licença ou um único desenvolvedor.
Com ele você não terá que pagar toda vez que uma mudança de última hora precisa ser feita, se preocupar em perder todas as suas informações por falta de dinheiro, ou não ter o controle de imagens ou cópias de dados, porque um desenvolvedor não está disponível.
Essa plataforma te dá total liberdade para editar seus sites, escolher quem trabalha com ele e como, fazendo adaptações da forma que achar melhor. Gratuitamente.
Com o WordPress você nunca está preso a nada e tem a chance de voar alto.
2. Destaque: possibilidades maiores de empresas captarem clientes
Migrar o site para o WordPress traz também a possibilidade de integrá-lo diretamente com um blog e mídias sociais.
E quando se trata de gerar oportunidades, essa função significa aumentar a chance de captar clientes e converter leads, por meio de estratégias de marketing e marketing de conteúdo.
A plataforma oferece ainda a capacidade de conduzir um tráfego de qualidade para os usuários e atrair novos clientes, por meio de uma das estratégias mais eficientes do mercado: o SEO (Search Engine Optimization).
Esse conjunto de técnicas aplicadas ao WordPress permite criar títulos personalizados, adicionar tag alt em imagens, além de trazer um tempo de carregamento mais rápido e um layout melhor para quem vai acessar o seu site, ou e-commerce, pelo tablet ou smartphone.
No final, a reunião desses elementos se traduzem em um atendimento mais eficaz e uma experiência de compra ou navegação mais satisfatória para o cliente. E qual deles não sonha com isso?
3. Custo-benefício: excelente Retorno sobre Investimento (ROI)
O medo de muitas empresas ao migrar o site para o WordPress é o alto custo da mudança. Mas não é preciso se preocupar. A plataforma possui um baixo custo de implementação e oferece uma infinidade de recursos que em outros locais não sairiam barato.
De widgets até ferramentas de SEO, no WordPress você encontrará todos os recursos que permitem uma otimização de conteúdo e aumento do tráfego orgânico, alavancando a visibilidade do seu e-commerce e gerar estratégias de marketing sem a necessidade de contratar outros profissionais para isso.
4. Segurança: dados seguros e sistema atualizado
Os softwares e plugins da plataforma WordPress passam por atualizações pelo menos de três a quatro vezes por ano.
Para quem não entende do assunto parece pouco, mas esse número é muito maior do que a maioria dos servidores do mercado, que estão sempre sofrendo com ataques cibernéticos.
Outra vantagem é a presença de um exército de desenvolvedores prontos 24 horas por dia para resolver problemas, espantar vírus e malwares e oferecer informações valiosas sobre como manter o seu site e informações dos clientes mais seguras.
5. Controle: sistema fácil de gerenciamento de conteúdo e produtos
Muitas plataformas de e-commerce e sites exigem que você tenha um conhecimento avançado em HTML para construir páginas de produtos em alta qualidade, criar landing pages ou fazer simples edições.
Com o WordPress, no entanto, você não precisa ser nenhum hacker para manusear as ferramentas, criar conteúdo ou melhorar a sua loja virtual.
Outra vantagem para o gerenciamento do seu site é o sistema de CMS (Content Management System), que permite o agendamento de qualquer publicação — em qualquer dia ou horário — e oferece um atendimento ao cliente mais rápido e eficaz.
Até diante de problemas o poder está em suas mãos. O WordPress é uma comunidade muito grande e integrada. Com uma simples busca na internet é possível encontrar respostas e aprender a manusear melhor qualquer recurso disponível.
6. SEO: Fácil de trabalhar e otimizar
O WordPress hoje é amigável aos buscadores, pois ele foi desenvolvido baseando-se em alguns conceitos de SEO como:
- Possuir URLs amigáveis;
- Diversos plugins para otimizar o Título e as meta tags;
- Utilização do Ping-O-Matic – um serviço gratuito que pinga os motores de busca mais importantes para dizer que seu site foi atualizado.
Por exemplo: Caso você possua um blog ou um site em WordPress, toda vez que você postar um novo conteúdo seu site será automaticamente pingado para os buscadores.
O CMS Joomla também possui esse recurso, mas muitas vezes não recebe a exposição imediata nos motores de busca. Isso ocorre porque o Joomla não tem a capacidade inata de ping como WordPress.
Plugin de SEO disponível para configurar o Título e a Descrição de suas páginas, que irão aparecer nos buscadores.
7. Flexibilidade: Não gostou? Troque, mude de maneira fácil
Flexibilidade é a oportunidade de fazer o que quiser, quando for mais conveniente. E como citamos neste artigo, muitas plataformas não permitem que os seus clientes a tenham.
Diferente de outras plataformas alugadas que oferecem apenas um plano limitado, a que você está preso por anos e anos, o WordPress traz um mar de opções — de templates, de hospedagens, de filtros, de páginas estáticas e de plugins (são mais de 45.000 à disposição).
Por exemplo: se você não gostou de um layout pode mudá-lo facilmente. Se a hospedagem está lenta, pode fazer um upgrade sem custos adicionais. Se a URL não representa mais a identidade da sua empresa, você está livre para encontrar uma que se encaixe melhor.
E se o WordPress não for mais adequado as suas necessidades, simplesmente pode migrar para outra plataforma sem perder nenhum dado. Afinal, é sempre importante manter-se atualizado com as diferentes necessidades que o nosso cliente possa vir requisitar.
Conclusão
As causas do rápido crescimento do WordPress são além das já citadas, entre outras, seu tipo de licença que por ser de código aberto facilita a contribuição da comunidade, sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Por isso, se você esta procurando um CMS de fácil aprendizagem, rápido desenvolvimento e que ainda permita que todo o conteúdo do site seja administrável de forma intuitiva, escolha o WordPress.
Convencido das vantagens de migrar ou criar seu site em WordPress? Quer ter seu site feito em WordPress, entre em contato.
Para acompanhar outras novidades siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e no Twitter.